segunda-feira, 28 de novembro de 2011

ATIVIDADE 1.1

Proinfo Integrado

Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC


Nome:Lucineide de Souza Scarton


Unidade: 1


Atividade: 1-1


Formador: Jorge Souza de Jesus


A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento
É muito interessante esta perspectiva, acerca do paradoxo da sociedade da aprendizagem, em que cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender.
Por outro lado nem toda a informação que está disponível é de “qualidade”.
Concordo com o autor, quando ele diz que na necessidade de formar os alunos para uma assimilação crítica da informação, ensinando competências para a gestão do conhecimento.
É necessário mudar a forma de aprender dos alunos mas também a forma de ensinar dos professores, o que pressupõe uma mudança de mentalidade que é talvez a única coisa mais difícil de mudar do que os hábitos.. A escola precisa formar um aluno que saiba dar sentido a tanta informação, e que eles adquiram capacidade de uma aprendizagem a uma assimilação crítica dessa informação.
A aprendizagem deve ser internalizada não mais por repetição. O aluno hoje que decora, não interessa mais ao mercado de trabalho. Hoje, o mercado de trabalho busca um ser pensante, crítico... E isso só se constrói com muita leitura interpretativa. Como ele mesmo diz um conhecimento verdadeiro, um saber ordenado. Para que isso aconteça de maneira concreta, sugere o ensino das novas competências para a gestão do conhecimento.
Essa nova cultura de aprendizagem irá ocorrer, quando o perfil de aluno e do professor mudar completamente. Principalmente no que diz respeito ao currículo escolar, exigindo novas funções dos docentes e discentes, com profunda mudança de mentalidade no processo de ensino aprendizagem, criando então, essa nova cultura. Esse será o novo desafio a ser enfrentados por nossos sistemas educacionais. Dessa maneira tanto saber, não fracassará mais ao se tentar aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário